Sobre nós

Modelo OAIS de preservação digital

Segundo o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), a norma mais importante da área de preservação digital é o Open Archival Information System – OAIS um modelo conceitual desenvolvido pelo Consultive Committee for Space Data Systems – CCSDS que resultou na norma ISO 14721:2003. O OAIS descreve as funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório, que constituem um modelo funcional e um modelo de informação.

Na visão de preservação de dados autênticos para longo prazo o CONARQ cunhou o termo “repositório digital confiável”. Um repositório digital confiável é capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-los e prover acesso a eles pelo tempo necessário.

O ambiente computacional da OAIS Cloud opera totalmente aderente a norma ISO 14721 e armazena e gerencia seus dados de acordo o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os dados e documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação).
São três os tipos de pacotes de informação:
SIP: Pacote de informação para submissão (submission information package) – refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.
AIP: Pacote de informação para arquivamento (archival information package) – refere-se ao acondicionamento e armazenamento dos documentos digitais e seus metadados associados.
DIP: Pacote de informação para disseminação (dissemination information package) – refere-se ao acesso aos documentos digitais e seus metadados associados.

O OAIS é composto por dois modelos: o modelo funcional e o modelo de informação. O modelo funcional delineia as funções que precisam ser desempenhadas por um repositório OAIS, conforme modelo apresentado pelo CONARQ no que se refere a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis.

Primeiro Desenho de Implementação de Repositórios

Para fins de preservação, o entendimento claro de determinados conceitos é central. Assim, no âmbito do OAIS, esses conceitos são: Informação é qualquer tipo de conhecimento que pode ser intercambiado, sempre representado por algum tipo de dado;

Objeto de informação (figura 2) é resultante do objeto de dado, que é interpretado com o uso da informação de representação; essa informação de representação pode ser decomposta em informação semântica e estrutural, como, por exemplo, um texto em português (informação semântica) codificado no formato ASCII (informação estrutural).

Segundo Desenho de Desenho Implementação de Repositórios

O Modelo de Informação do OAIS propõe o conceito de pacote de informação (figura 3), que é formado pela informação de conteúdo e pela informação de descrição de preservação, encapsuladas e identificadas pela informação de empacotamento. A informação de conteúdo é o objeto de informação (objeto de dado + informação de representação) a ser preservado. A informação de descrição de preservação é a informação necessária para a adequada preservação da informação de conteúdo, e que pode ser categorizada como informação sobre proveniência, referência, fixidade e contexto.

O pacote de informação é associado a outras informações descritivas que vão possibilitar sua localização no repositório.

Terceiro Desenho de Desenho Implementação de Repositórios